Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

2016-05-30

FORMANDOS DO CENCAL CONQUISTAM DUAS MEDALHAS DE OURO NO CAMPEONATO NACIONAL DAS PROFISSÕES

FORMANDOS DO CENCAL CONQUISTAM DUAS MEDALHAS DE OURO NO CAMPEONATO NACIONAL DAS PROFISSÕES

Nuno Mateus é um jovem de vinte anos que vive na Gracieira, concelho de Óbidos e que fez o seu cursos de Formação em Marcenaria no CENCAL, no último ano e que está a trabalhar no sector. Em segundo lugar, conquistando a medalha de prata ficou Pedro Gaspar, das Caldas da Rainha e em terceiro lugar, Vladyslav Peretyako, um jovem ucraniano residente no concelho as Caldas da Rainha com os pais.

O outro formando medalhado foi Ana Maria Casimiro, natural do concelho de Torres Vedras, que frequentou vários cursos de cerâmica no CENCAL e é aluna do 2º ano da Licenciatura de Design de Produto – Cerâmica e Vidro da ESAD.CR. Recorde-se que esta prova se realizou pela primeira vez nos Campeonatos Nacionais de Profissões e estava no grupo das Demonstrações, razão pela qual não teve direito às restantes medalhas apesar de em segundo lugar ter ficado outra formanda do CENCAL, Joana Miranda residente da região de Lisboa.

A outra participante do CENCAL, na profissão de Desenho Gráfico, numa modalidade que reuniu 11 candidatos de todo o país, Carla Gomes, classificou-se na 4ª posição logo a seguir aos medalhados.

Recorde-se que Nuno Mateus representará o CENCAL e o nosso país nas provas europeias e mundiais, que se realizarão respectivamente em Novembro em Gotemburgo (Suécia) e no Abu Dhabi em Outubro de 2017, na modalidade de marcenaria.

O CENCAL esteve presente também com dois jurados e dois presidentes do júri, estes últimos nas profissões de Marcenaria e Cerâmica Criativa, em que o Centro de Formação Profissional da Indústria Cerâmica é um referencial a nível nacional. O jurado de Marcenaria estará também presente nas provas internacionais como representante de Portugal.

As provas de Marcenaria foram patrocinadas pela Bosch internacional que forneceu um conjunto de equipamentos de alta performance e com os mais recentes avanços para a profissão de, num valor aproximado de 50 mil euros, que no final foram distribuídos pelos três centros de formação envolvidos no concurso, entre os quais o CENCAL. Assim o centro caldense recebeu dois conjuntos de equipamentos daquela marca, que englobam serras radiais, aspiradores de último modelo, bem com inúmeras outras ferramentas. O formando vencedor recebeu da Bosch uma tupia eléctrica.

Por outro lado, até ao final do ano serão desenvolvidas as diligências junto do Agrupamento Territorial Europeu das Cidades Cerâmicas, para conjuntamente com as associações nacionais das cidades cerâmicas de vários países europeus que se reúnem em Faenza em Setembro, poder estender o campeonato da cerâmica a nível europeu num primeiro momento, e a nível mundial num segundo momento.

Isso permitirá que a produção cerâmica, como uma das profissões mais antigas no mundo possa entrar neste clube de excelência das profissões a nível europeu e mundial.

Os patrocínios para o Campeonato da Cerâmica foram proporcionados por empresas da região, tendo os materiais sido oferecidos pela Cristalcer, das Caldas da Rainha e duas rodas de oleiro cedidas pela Ceramifor de Leiria.


Os Campeonatos de 2016 decorreram em Coimbra

O Campeonato Nacional das Profissões de 2016 decorreu em Coimbra na passada semana tendo terminado na sexta-feira com a cerimónia de encerramento e de entrega das medalhas no Centro de Congressos do Convento S. Francisco presidida pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva que estava acompanhado pelo Secretário de Estado também do Emprego..

 

Foram entregues 139 medalhas de ouro, prata e bronze aos melhores classificados neste Campeonato que reuniu cerca de 400 jovens vindos de todo o país, incluindo Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, dos 17 aos 25 anos, numa mostra de 48 profissões, donde saíram cerca de quatro dezenas de representantes lusos ao Campeonato Europeu e ao Campeonato do Mundo das Profissões.

A avaliação destes jovens foi feita com base nas competências técnicas, a capacidade de planeamento e organização de tarefas, o rigor profissional, a gestão do tempo e o autocontrolo de cada concorrente

 

Pequeno historial dos Campeonatos das Profissões

O conceito dos Campeonatos das Profissões remonta ao ano de 1950, quando se disputaram, em Madrid, os primeiros Campeonatos Internacionais das Profissões entre Portugal e Espanha, no qual participaram 24 concorrentes, 12 de cada país, distribuídos por 12 profissões. Esta iniciativa inédita conduziu, ainda na década de 50, à criação de uma organização, atualmente designada por WorldSkills International (https://www.worldskills.org/media/news/euroskills-lisboa-2010-opportunity/ ), assente em pressupostos de cooperação, partilha de boas práticas e promoção da importância das competências profissionaisno desenvolvimento socioeconómico dos países.

A partir de 1967, o número de países concorrentes começou a crescer e a expandir-se pelos restantes continentes, envolvendo actualmente 75 membros.

Em complemento a esta organização mundial, foi criada em 2007 a European Skills Promotion Organisation, atualmente designada de WorldSkills Europe (www.euroskills.org), que conta hoje em dia com 27 países europeus, e cuja primeira competição decorreu em setembro de 2008, na Holanda, na cidade de Roterdão.

Portugal, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), é membro fundador da WorldSkills International e da WorldSkills Europe, estando representado nos Comités Estratégicos e Técnicos das referidas organizações. Portugal, por via do IEFP, I.P., organizou a 2.ª edição do EuroSkills (www.euroskills2010.pt), na cidade de Lisboa, no período de 9 a 12 de Dezembro de 2010.

Em 2015 cumpriram-se 65 anos desde que Portugal participou pela 1.ª vez num campeonato de profissões. Esta efeméride foi assinalada numa conferência subordinada ao tema “Improving our world with the power of skills” que incluiu, numa iniciativa conjunta com os CTT, a apresentação pública de um postal e de um carimbo comemorativos desta data.

Sob a marca registada “WorldskillsPortugal”, cabe ao IEFP, I.P., a promoção, organização e realização de todas as atividades relacionadas com os Campeonatos das Profissões.