Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

2015-08-26

Faleceu um dos primeiros formadores do CENCAL - Mestre Herculano Elias

Faleceu esta noite, dia 26 de Agosto, o Mestre Herculano Elias, um dos mais importantes ceramistas caldenses vivos, que reúne na sua carreira alguns dos momentos mais pujantes da cerâmica artística local.

Nascido em 1932, fez um percurso brilhante no campo da cerâmica caldense, sendo um seguidor da tradição familiar das miniaturas, iniciada por seu tio-avô Francisco Elias. Nos anos 40 estagiou no Atelier do Escultor caldense João Fragoso, em Lisboa, após a frequência do curso de ceramista na Escola Industrial e Comercial das Caldas da Rainha.

Foi um dos primeiros, ou mesmo o primeiro formador do CENCAL quando foram iniciadas as suas actividades em 1983, ainda nos pavilhões do Parque, num curso de modelação e desenho para trabalhadores especializados das empresas das Caldas da Rainha e Alcobaça.

Depois voltaria amiúde para dar cursos no CENCAL, especialmente de modelação em barro, onde era um mestre apreciado e muito procurado pelos seus formandos.

Mestre Herculano Elias trabalhou muitos anos na SECLA, depois de ali ter ingressado em 1960, tendo contactado e colaborado com muitos dos artistas que por ali passaram, especialmente com a escultora Hansi Stael, de quem guardava fortes recordações.

Em Abril passado esta a inaugurar uma obra escultórica no empreendimento turístico rural Casal da Eira Branca e agora tinha uma exposição sobre “O Mar e as suas tradições” no Museu Joaquim Manso da Nazaré.
CENCAL apresenta à família os sentidos pêsames.