Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

2014-09-10

O CET - Curso de Especialização Tecnológica em OFÍCIOS DE ARTE - CERÂMICA E VIDRO - COMO UMA RESPOSTA ESTRATÉGICA PARA O SÉCULO XXI

O CENCAL pode invocar para a criação deste curso de formação profissional de especialização tecnológica (CET nível 5), a possibilidade única em Portugal de optimizar a circunstância de, desde 2011, ter visto concentrar sob a sua responsabilidade duas pequenas instalações fabris para a produção de cerâmica e de vidro, respectivamente em Caldas da Rainha e na Marinha Grande, tanto com carácter artesanal e de produção de peça única, como de carácter mais industrial, para produção de pequenas séries com maior valor acrescentado.

Desta vez foi possível juntar as duas áreas que são gêmeas e que constituem a matriz fundadora das artes do fogo. Igualmente este movimento segue a recente decisão da APICER – Associação dos Industriais da Cerâmica, de agregar no seu seio o sector do vidro ornamental, dando maior coerência estratégica a ambos os sectores de actividade.

Nos países mais desenvolvidos e mesmo nos grupos industriais com uma visão mais estratégica e global, onde se dá maior relevo às artes tradicionais, é inquestionável o papel que desempenham as artes do fogo, nomeadamente na criação de objectos para o cluster da Habitação ou do Turismo.

A razão para associar cerâmica e vidro, além da génese próxima nos materiais e em muitos casos, dos saberes e das técnicas, também constitui uma estratégia para potenciar mais a viabilidade das empresas industriais de referência ou ateliers de designers e de artistas que existam ou venham a ser criados, bem como a possibilidade de ver os futuros diplomados neste CET serem um esteio da dinamização das empresas no futuro.

O curso já tem as inscrições aberta e tem uma duração de 1450 horas, funcionando das 9 às 17 horas de 2ª a 6ª feira, estando previsto o seu início para 1 de Dezembro próximo. Os participantes têm direito a uma Bolsa de profissionalização de acordo com a legislação em vigor, subsídio de transporte e subsídio de refeição.

Pode ser frequentado por jovens e adultos desempregados, com habilitações  escolares não inferiores ao 12º ano completo (podem ser admitidos desempregados com habilitação superior).

 

O PERFIL DE Técnico/Especialista de Ofícios de Arte (Cerâmica e Vidro - nível 5

 

O referido perfil de Técnico/Especialista de Ofícios de Arte (Cerâmica e Vidro - nível 5), permitirá oferecer aos candidatos – jovens ou activos - competências altamente qualificadas nestas áreas bem como ao tecido empresarial, com forte conteúdo inovador e criativo, envolvendo elevado valor acrescentado, bem como proporcionar uma continuidade de estudos em áreas tecnológicas e criativas, para consolidar mais os respectivos saberes e competências, podendo ajudar a criar ou reforçar um verdadeiro sector das artes do fogo no nosso país, que crie emprego com sustentabilidade económica.

No bloco da formação geral e científica, os candidatos a estes cursos encontrarão disciplinas que lhe vão reforçar a palete de conhecimentos básicos, técnicos e tecnológicos, bem como fortalecer as competências transversais requeridas para esta especialização, para o enriquecimento da componente humana das empresas, na gestão das dimensões ambiental e de segurança, saúde e higiene, bem como da orçamentação dos custos do trabalho que possam desenvolver.

No segundo bloco encontrarão toda uma panóplia de conhecimentos nas áreas genéricas das indústrias criativas bem como a possibilidade de simular e experimentar a produção de obras em cerâmica e vidro, seguindo as técnicas mais eficientes e operacionais para uma aprendizagem durante o tempo disponível para a formação.

O curso compreende a possibilidade dos formandos desenvolverem ateliers de produção em cerâmica e vidro, de forma individual ou integrados em empresas que adiram a este projecto, para ganharem experiência na gestão de competências técnicas e tecnológicas e desenvolverem capacidade de decisão neste contexto. Igualmente proporcionará a aprendizagem das mais variadas técnicas da cerâmica e do vidro, que facilmente serão utilizadas em empresas de ambos os sectores, alargando as suas áreas de ação, aumentando a sua capacidade competitiva e de afirmação noutros mercados.

 

O CENCAL E O SECTOR DA CERÂMICA E DO VIDRO

O CENCAL dispõe desde 1985 de instalações e meios tecnológicos, para além de saberes e competências técnicas e tecnológicas na cerâmica, a que se junta a experiência da sua ligação ao tecido empresarial bem como do conhecimento das tendências dos mercados, especialmente internacionais.

Também desde 2011, com a integração das instalações da formação profissional da Marinha Grande dedicadas à produção do vidro, o CENCAL passou a dispor também de saberes e competências técnicas e tecnológicas desta área artesanal e industrial do vidro, que possibilitarão proporcionar aos candidatos e aos profissionais um conjunto de conhecimentos necessários para a produção de obras neste material também tão emblemático.

Provavelmente o CENCAL dispõe presentemente de condições ímpares e inigualáveis para proporcionar uma oferta tão diversificada e multivalente de saberes e competências que ajudarão a formar os profissionais e criativos nas artes do fogo, que o país e as empresas necessitam, para uma produção mais diversificada e inovadora, alargando o leque das possibilidades que cada criativo pode oferecer aos clientes dessas empresas.

Esta disponibilidade de competências e de meios pode ser oferecida no futuro e  captar também uma procura internacional, europeia e extra-europeia, cada vez maior, que atrairá ao nosso país criativos, profissionais e estudantes, que farão ou complementarão a sua formação no nosso país, a suas expensas, levando de Portugal uma imagem de um país que sabe valorizar e promover as profissões artísticas e os produtos industriais, alargando a massa crítica desta iniciativa.

 

Finalmente, e dando substância às decisões recentes a nível governamental do ensino em alternância ou dual,  está compreendido no curso um estágio alternativo de formação prática em contexto de trabalho em ambiente cerâmico ou do vidro com 450 horas onde os participantes poderão verdadeiramente testar pela primeira vez os conhecimentos que obtiveram na formação no Centro e proporcionarem às empresas novas dimensões de negócio, se verificarem essa valia.

 

A CERÂMICA E O VIDRO NA VIDA MODERNA

Nos sociedades mais desenvolvidas onde os consumos dominantes estão progressivamente ligados às áreas do conhecimento e do lazer, a oferta de competências nas artes do fogo é indispensável, uma vez que a população dessas comunidades encontram na cerâmica e no vidro, elementos marcantes da sua identidade e idiossincrasia e que expressarão emoções nas suas casas e outros locais de permanência quotidiana.

Provavelmente esta oferta formativa interessará tanto a jovens e adultos activos com formações de nível 3 e 4, como a outros profissionais recém formados em áreas artísticas, criativas e tecnológicas, que não encontram oferta de emprego imediata nas suas áreas de formação inicial e que poderão frequentar este curso para alargarem as suas competências, criando novas oportunidades.

Esta experiência é vivida pelo CENCAL nos últimos anos, com o aumento do desemprego jovem e não só, em que o centro é procurado por todo outro tipo de pessoas que querem explorar novas aprendizagens, nomeadamente cursos de nível 4, para satisfazer necessidades pessoais, hedónicas e profissionais.

No tempo de stress crescente e de insatisfação por incapacidade de afirmação pessoal em tempos de carências e dificuldades, trabalhar e moldar a matéria é, para muitas pessoas, uma forma inteligente de ultrapassar as carências materiais, afectivas e psicológicas, permitindo a sua afirmação intelectual e pessoal na comunidade e obterem novos rendimentos, que constituem verdadeiro retorno para o investimento feito.

Quantas pessoas se realizam pela expressão cultural plasmada em objetos e expressões artísticas que são valorizadas pela sociedade que as cercam.

Achamos assim que este CET constitui um desafio novo tanto para o CENCAL, podendo responder a uma procura que julgamos ser crescente e sustentável em Portugal e mesmo além fronteiras.

 

Finalmente, e achamos primordial este facto, que criação e do lançamento do curso de especialização tecnológica (de nível 5 da classificação europeia) de Técnico/especialista em ofícios de arte – cerâmica e vidro, será uma forma preciosa de homenagear e honrar os fundadores das empresas emblemáticas a nível nacional e internacional, na cerâmica e no vidro, algumas das quais se situam na região Oeste e na de Aveiro.