Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

2014-06-03

CENCAL CONQUISTA OURO E BRONZE NO CAMPEONATO NACIONAL DAS PROFISSÕES

Na passada sexta-feira dois formandos do CENCAL estiveram entre os vencedores do Campeonato Nacional das Profissões e que receberam a respectiva distinção na cerimónia de encerramento do Campeonato Nacional das Profissões, realizada na Casa da Música no Porto, onde foram atribuídas 129 medalhas de ouro, prata e bronze aos melhores classificados de cada profissão.  

Ricardo Jorge Jesus Casimiro, natural do Bombarral e Bruno Miguel Ferreira Gonçalves, natural de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, foram os 1º e 3º classificados do campeonato nacional na área da Marcenaria curso com que o CENCAL se apresentou ao Campeonato Nacional.

Esta classificação resultou da avaliação dos jurados sobre as competências técnicas dos concorrentes, a sua capacidade de planeamento e organização das tarefas, o rigor profissional, a gestão do tempo e o autocontrolo competitivo, efetuada ao longo de quatro dias de prova entre 26 e 29 de Maio no Porto.

Este campeonato é organizado em Portugal pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), para sensibilizar jovens, famílias, profissionais e empregadores para a importância da formação profissional, promover o talento e as competências dos formandos e estimular a sua empregabilidade junto das empresas.

Nesta edição estiveram representadas 46 profissões – 38 em competição e 8 em demonstração –, em domínios tão diferentes como as artes criativas, gestão e tecnologias de informação, produção, engenharia e tecnologia, transporte e logística, serviços sociais, pessoais e turismo.

As provas decorreram este ano no Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, e ainda em espaços no centro comercial Dolce Vita Porto e na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, com a participação de 372 concorrentes de todo o país.   

Segundo a organização do campeonato “do reconhecimento e das oportunidades de emprego, a vitória no campeonato pode ser o primeiro passo de um percurso internacional para os jovens concorrentes.” Assim será deste núcleo de vencedores que vão sair os representantes de Portugal no 4.º Campeonato Europeu das Profissões - EuroSkills, a realizar na cidade francesa de Lille, de 2 a 4 de outubro 2014, e no 43.º Campeonato Mundial das Profissões - WorldSkills, entre 11 e 16 de agosto de 2015, em São Paulo, no Brasil.

A cerimónia de encerramento do Campeonato Nacional das Profissões I Porto 2014 contou com as presenças do Secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira, do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, do presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Jorge Gaspar, do vice-presidente do Conselho Diretivo do IEFP e representante de Portugal no WorldSkills International (campeonato do mundo das profissões), Félix Esménio, e do presidente do WorldSkills International, Simon Bartley.

O CENCAL E O CAMPEONATO NACIONAL DAS PROFISSÕES

Apesar de não ter havido competição na área da cerâmica nos últimos anos o CENCAL participa nestas provas noutra área que elegeu desde a sua fundação e que tem grande importância na região Oeste, como a Marcenaria onde já obteve vários prémios ao longo dos últimos anos. Num destes anos até o seu representante foi selecionado para as provas mundiais que se realizaram no Japão.