Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

2014-01-24

CQEP do CENCAL - Abertas Inscrições

O CQEP (Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional) do CENCAL já está a receber pré-inscrições. Os interessados poderão fazer a sua pré-inscrição diretamente no CENCAL em Caldas da Rainha ou em Alcobaça.
Os CQEP são estruturas destinadas a apoiar jovens e adultos (ativos e desempregados) na escolha e acompanhamento de um projecto pessoal de qualificação escolar e profissional para (re)integração no mercado de trabalho e/ou de valorização profissional. Apoia também as empresas / organizações na qualificação e valorização dos seus recursos humanos.
São destinatários diretos dos CQEP:
- Jovens com idade igual ou superior a 15 anos ou, independentemente da idade, a frequentar o último ano de escolaridade do ensino básico;
- Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências.
Áreas de Intervenção de RVCC do CQEP do Cencal :
O CQEP do Cencal está reconhecido para realizar RVCC profissional e de dupla certificação (escolar e profissional em simultâneo).
Áreas de Intervenção :
213 - Audio-Visuais e Multimédia – Técnico Multimédia
215 – Artesanato – Técnico de Vidro Artístico e Pintor Artístico de Azulejo
341 – Comércio – Empregado Comercial, Técnico Comercial e Técnico de Vendas
344 – Contabilidade – Técnico de Contabilidade
481 – Informática – Operador e Técnico de Informática
543 – Materiais –
A.    Cerâmica - Operador e Técnico de Cerâmica, Formista-Moldista, Técnico de Modelação Cerâmica, Pintor Decorador Cerâmico, Técnico de Pintura Cerâmica, Técnico de Cerâmica Criativa.
B.    Vidro – Operador de Máquinas de Produção de artigos em Vidro, Vidreiro, Técnico de Vidro.
C.    Madeiras - Marcenaria
761 – Serviço de Apoio a Crianças e Jovens – Acompanhante de Crianças e Técnico Ação Educativa
762 – Trabalho Social e Orientação – Geriatria / Apoio a Idosos

Nota : Os candidatos encaminhados pelo CQEP do Cencal terão preferência de admissão nas acções de formação, nomeadamente nas dirigidas a desempregados.

Como atuam perante alguém que pretenda obter uma qualificação?
Os CQEP asseguram as seguintes etapas de intervenção:
Acolhimento – inscrição do candidato (jovem ou adulto) e seu esclarecimento, considerando a missão e o âmbito de intervenção dos CQEP;
Diagnóstico – análise do perfil do candidato, com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expetativas);
Informação e Orientação – identificação de projetos individuais de educação e qualificação profissional, tendo presente opções realistas de prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho;
Encaminhamento – concretização do encaminhamento do candidato para uma oferta de educação e/ou formação profissional ou ainda para um processo de reconhecimento e validação e certificação de competências – RVCC (apenas possível para candidatos adultos. Caso tenham entre 18 e 23 anos inclusive, terão de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada), tendo por base o processo prévio de diagnóstico e orientação;
Reconhecimento e Validação de Competências – identificação e validação de competências adquiridas pelos adultos ao longo da vida, em contextos de aprendizagem formais, não formais e informais.
Certificação de Competências – demonstração das competências dos adultos, perante um júri, através da realização de uma prova.