Área Pessoal

Formador em Planeamento e Gestão da Produção

O Cencal tem em aberto inscrições para a sua bolsa de candidatos a formadores na área de Planeamento e Gestão da produção.
Pretendemos um profissional altamente qualificado, com licenciatura e/especialização na área e experiência profissional comprovada nesta matéria.
Só serão aceites candidaturas de formadores devidamente certificados pelo IEFP, de acordo com a legislação vigente. O candidato a formador deverá apresentar cópia do documento comprovativo da Certificação de Formador (CCP) e cópia do certificado de habilitações escolares e/ou profissionais.
Se achar que reúne estas condições, envie-nos o seu Curriculum Vitae (explicitando dados pessoais, habilitações escolares e profissionais, experiência profissional e experiência pedagógica), para os Serviços de Formação do Cencal.

CENCAL CONQUISTA OURO E BRONZE NO CAMPEONATO NACIONAL DAS PROFISSÕES

Na passada sexta-feira dois formandos do CENCAL estiveram entre os vencedores do Campeonato Nacional das Profissões e que receberam a respectiva distinção na cerimónia de encerramento do Campeonato Nacional das Profissões, realizada na Casa da Música no Porto, onde foram atribuídas 129 medalhas de ouro, prata e bronze aos melhores classificados de cada profissão.  

Inscrições para Cursos de Formação Inicial de Jovens : Marcenaria, Técnico de Vendas…

Estão em aberto inscrições para:

CENCAL JÁ TEM A FUNCIONAR O SEU CQEP (CENTRO PARA A QUALIFICAÇÃO E O ENSINO PROFISSIONAL)

Atribuído no ano passado, o CENCAL já tem em funcionamento nas suas instalações de Caldas da Rainha e de Alcobaça o seu Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional, criado em substituição do CNO – Centro das Novas Oportunidades.

CQEP do CENCAL - Abertas Inscrições

O CQEP (Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional) do CENCAL já está a receber pré-inscrições. Os interessados poderão fazer a sua pré-inscrição diretamente no CENCAL em Caldas da Rainha ou em Alcobaça.
Os CQEP são estruturas destinadas a apoiar jovens e adultos (ativos e desempregados) na escolha e acompanhamento de um projecto pessoal de qualificação escolar e profissional para (re)integração no mercado de trabalho e/ou de valorização profissional. Apoia também as empresas / organizações na qualificação e valorização dos seus recursos humanos.
São destinatários diretos dos CQEP:
- Jovens com idade igual ou superior a 15 anos ou, independentemente da idade, a frequentar o último ano de escolaridade do ensino básico;
- Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências.
Áreas de Intervenção de RVCC do CQEP do Cencal :
O CQEP do Cencal está reconhecido para realizar RVCC profissional e de dupla certificação (escolar e profissional em simultâneo).
Áreas de Intervenção :
213 - Audio-Visuais e Multimédia – Técnico Multimédia
215 – Artesanato – Técnico de Vidro Artístico e Pintor Artístico de Azulejo
341 – Comércio – Empregado Comercial, Técnico Comercial e Técnico de Vendas
344 – Contabilidade – Técnico de Contabilidade
481 – Informática – Operador e Técnico de Informática
543 – Materiais –
A.    Cerâmica - Operador e Técnico de Cerâmica, Formista-Moldista, Técnico de Modelação Cerâmica, Pintor Decorador Cerâmico, Técnico de Pintura Cerâmica, Técnico de Cerâmica Criativa.
B.    Vidro – Operador de Máquinas de Produção de artigos em Vidro, Vidreiro, Técnico de Vidro.
C.    Madeiras - Marcenaria
761 – Serviço de Apoio a Crianças e Jovens – Acompanhante de Crianças e Técnico Ação Educativa
762 – Trabalho Social e Orientação – Geriatria / Apoio a Idosos

Nota : Os candidatos encaminhados pelo CQEP do Cencal terão preferência de admissão nas acções de formação, nomeadamente nas dirigidas a desempregados.

Inscrições Percursos Modulares Atendimento Comercial, Ação educativa e Apoio a Idosos

Estão em aberto inscrições para os seguintes Percursos Modulares :
- Atendimento Comercial I (341Ge217.14) - 250 horas - Horário laboral - dirigido a desempregados
- Ação Educativa III (761AE008.14) - 125 horas - Horário pós-laboral - dirigido a ativos empregados e desempregados
- Conceitos Básicos para Idosos IV - 200 horas - Horário pós-laboral - dirigido a ativos empregados e desempregados
Estas ações prevêm algumas regalias em termos de apoios sociais de acordo com a legislação em vigor.
Os interessados podem consultar a divulgação destas ações no site do Cencal para obter informação mais detalhada e proceder diretamente à sua inscrição via net ou nas instalações do Cencal.

Iniciado na Marinha Grande curso de Técnico de Vidro para a indústria do vidro automático

Começou na passada segunda-feira, com cerca de duas dezenas de jovens formandos, numa iniciativa pioneira na Marinha Grande, o primeiro curso de aprendizagem de qualificação de técnicos para a indústria automática de Vidro.

Disponibilização do Plano Formação 2014 no site do Cencal

O Cencal disponibiliza a partir de hoje o seu Plano de Formação 2014 no site.
É disponibilizada uma brochura da qual pode ser feita o respetivo download do site e que  pretende dar uma imagem integrada e abrangente da actividade formativa prevista para o próximo ano e simultaneamente servir como um guia de orientação para as pessoas e empresas interessadas em utilizar os serviços de formação, consultoria e laboratório do Cencal.
As ações apresentadas poderão sofrer alterações em termos de calendarização ou ser mesmo alteradas em função de motivos imprevistos.
Por isso, o Cencal continuará a disponibilizar no site e a enviar bimensalmente via email as acções que efetivamente vão sendo operacionalizadas com uma informação mais concreta e detalhada, permitindo a comodidade da respectiva inscrição online através do nosso site / portal.
Lembramos também às empresas que o Cencal oferece a possibilidade de conceber e operacionalizar acções à medida das necessidades específicas de cada organização.
A actividade do Cencal está repartida por 3 localizações / pólos : Caldas da Rainha, Marinha Grande e Alcobaça. No entanto, a sua abrangência nacional possibilita-nos a intervenção em qualquer ponto do país sobretudo no âmbito dos sectores da cerâmica e do vidro.
Para qualquer dúvida ou informação adicional não hesite em contactar os nossos serviços.
Contamos consigo para continuarmos a ser uma referência de credibilidade e qualidade nos serviços que prestamos às pessoas e às organizações.   

CENCAL FOI ESCOLHIDO PARA CRIAR UM CQEP

Foi conhecida no início desta semana a selecção feita pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional dos cerca de duas centenas de CQEP – Centros para Qualificação e o Ensino Profissional, criados pela portaria governamental de 28 de Março passado.

TRABALHOS EM CERÂMICA E VIDRO APRESENTADOS PELO CENCAL NO MUSEU DE CERÂMICA DAS CALDAS DA…

Desde o passado sábado, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que está patente no Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha a exposição  dos trabalhos de cerâmica e vidro do CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, dos cursos que decorreram entre Junho de 2012 e 2013.

CENTENA E MEIA DE PESSOAS NOS CURSOS CERÂMICA DE VERÃO DO CENCAL

De Junho a Setembro passaram pelos vários cursos e workshops de verão do CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica das Caldas da Rainha, mais de centena e meia de formandos, vindos de várias partes do país e do estrangeiro, que fizeram a sua formação em áreas específicas da produção e criação cerâmica, aumentando as suas competências para melhor responderem ao mercado.

CENCAL REINICIA A FORMAÇÃO NAS ÁREAS DE MAIOR VALOR ACRESCENTADO

Depois do período de verão, em que o CENCAL realizou várias acções de formação na área da cerâmica, para criativos das mais diversas especialidades, como referimos no documento também enviado, a partir de Setembro iniciam-se cursos para activos e desempregados, com vista a incrementar ou melhorar as qualificações disponíveis nesta região.

CENCAL LANÇA NA MARINHA GRANDE E ALCOBAÇA NOVOS CURSOS

Como estava no Plano de Formação para 2013 o CENCAL Marinha Grande lança no próximo dia 24 de Setembro um curso de Técnicas de Pintura sobre Vidro, em regime pós-laboral, destinado a vidreiros, artesãos, designers, artistas plásticos com habilitações não inferiores ao 9º ano e preferencialmente não superiores ao 12º ano, mas podendo ser admitidos desempregados com habilitação superior.

Mestre barrista Fernando Miguel vence prémio de artesanato tradicional da FIA 2013

O Mestre barrista Fernando Miguel que dirigiu no ano passado no CENCAL o curso “Figurado e o Fantástico na Cerâmica Caldense”, ganhou este ano o prémio de artesanato tradicional na Feira Internacional do Artesanato, realizada em Junho na FIL, em Lisboa.

DR. OCTÁVIO OLIVEIRA NOMEADO SECRETÁRIO DE ESTADO DO EMPREGO

O Dr. Octávio Félix de Oliveira que foi director do CENCAL até ao final de 2011, tomou posse hoje (26-07-2013) como Secretário de Estado do Emprego, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Professor Cavaco Silva.

CENCAL RECEBE ESTUDANTES E PROFESSORES POLACOS

Nas primeiras três semanas de Julho o CENCAL recebe alunos e professores da Escola de Artes de Czestochowa em estágio no âmbito do programa europeu Leonardo da Vinci.

CURSOS DE VERÃO NO CENCAL

O CENCAL organiza, como habitualmente no período de verão, dois workshops dedicados à cerâmica, um com carácter nacional e outro internacional. Está ainda previsto durante o mês de Agosto um workshop de iniciação á Cerâmica.

Exposição CENCAL Cerâmica Criativa 2012/2013 - Novos Ceramistas.

Abre no dia 31 de Janeiro às 16 horas, a exposição dos trabalhos do curso de cerâmica criativa, que decorreu no CENCAL entre Abril de 2012 e termina a parte formativa no final de Janeiro, seguindo-se um estágio de alguma semanas em empresas e ateliers de cerâmica de todo o país.

PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL CRIADO CURSO DE ESPECIALISTA EM OFÍCIOS DE ARTE - CERÂMICA…

Por iniciativa e proposta elaborada pelo CENCAL, foi criado esta semana o Curso de Especialização Tecnológica de Técnico/a Especialista em Ofícios de Arte - Cerâmica e Vidro, naquilo que poderá ser no futuro a criação de um novo perfil de criadores que dominam as duas técnicas das artes do fogo tradicionais em Portugal, e especialmente na região do Oeste e Marinha Grande.

Secretário de Estado do Emprego faz visita de trabalho ao CENCAL

No passado dia 21 de Novembro as instalações do CENCAL – Centro de Formação Profissional da Indústria Cerâmica, nas Caldas da Rainha, foram visitadas numa jornada de trabalho e de informação pelo Prof. Pedro Silva Martins, Secretário de Estado do Emprego.

CENCAL CONSOLIDA A ACÇÃO FORMATIVA NA REGIÃO ENTRE A MARINHA GRANDE E O OESTE

O CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica vai consolidar a sua ação formativa em 2013 com a realização de cerca de duas centenas de ações para mais de três mil formandos num volume total de cerca de 400 mil horas de formação. Este volume de formação é repartido por Caldas da Rainha, o principal volume dadas as condições físicas existentes, Alcobaça com 73 mil horas e Marinha Grande com 33 mil horas, onde o CENCAL apenas desenvolve ações de formação nas áreas de apoio á produção do vidro, tanto artístico como industrial.

Plano Formação Cencal 2013

O Cencal disponibiliza a partir de hoje o seu Plano de Formação para 2013.
Ao contrário de anos anteriores, as ações de formação de 2013 serão disponibilizadas no site do CENCAL com um planeamento bimensal (por exemplo, Janeiro-Fevereiro, Março-Abril, etc) à medida que forem sendo operacionalizadas e não para o ano todo, permitindo nessa altura a respetiva inscrição. No entanto, quem quiser poderá fazer o download do prospeto do nosso Plano de Formação onde pode ter acesso a uma perspetiva integrada de toda a oferta formativa prevista. Esse download pode ser feito a partir do menu Formação - Plano de Formação.

CENCAL VAI INICIAR CURSO DE TÉCNICO DE VIDRO PARA DESEMPREGADOS NA MARINHA GRANDE

Estão abertas até 26 de Outubro as inscrições para uma acção de formação para desempregados do percurso modular de “Técnicos de Vidro I”, com o objectivo de capacitar os participantes sobre as técnicas do vidro em termos industriais, nomeadamente em termos de qualidade e controlo do produto, segurança alimentar, técnicas e processos de fabricação.

CENCAL ESTÁ A REALIZAR OUTRAS ACÇÕES NO CAMPO DA CERÂMICA ATÉ AO FINAL DO ANO

Iniciou-se na passada segunda-feira uma acção de formação em regime pós-laboral, na área da Cerâmica, intitulada “Projectos de Cerâmica Criativa”, que decorrerá três dias por semana até a meados do mês de Dezembro. Esta acção permitirá aos participantes adquirirem competências que lhes permitam conceber, desenhar e produzir uma peça de cerâmica, tipo gift, passando por todas as fases de produção dessa peça : o desenho da peça, a modelação de um modelo e dos seus moldes, a sua produção por enchimento em faiança branca, o acabamento e a secagem, a decoração com vidrados e as cozeduras.

INSCRIÇÕES DE EMPRESAS PARA INTEGRAÇÃO DE FORMANDOS DURANTE A FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE…

Os cursos de Aprendizagem reconhecem o potencial formativo da situação de trabalho, através de uma maior valorização da intervenção e do contributo formativo das empresas, assumindo-as como verdadeiros espaços de formação, geradores de progressão das aprendizagens.

Bem Vindo ao Novo Site do CENCAL

Este site inteiramente renovado foi concebido a pensar numa mais fácil utilização por parte das pessoas, quer em termos da consulta e organização da oferta formativa do Cencal quer em termos do processo de inscrição.

Noticias

Formador em Planeamento e Gestão da Produção

O Cencal tem em aberto inscrições para a sua bolsa…

Ver mais

Noticias

CENCAL CONQUISTA OURO E BRONZE NO CAMPEONATO NACIONAL DAS PROFISSÕES

Na passada sexta-feira dois formandos do CENCAL estiveram entre os…

Ver mais

Noticias

Inscrições para Cursos de Formação Inicial de Jovens : Marcenaria, Técnico de Vendas e Técnico de Informática

Estão em aberto inscrições para:

Marcenaria (cód.: 543CP030.14). Este…

Ver mais
Ver todas as notícias