Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

CENCAL » HISTÓRIA

Cencal - 35 anos

 

As atividades formativas abriram portas nas atuais instalações em Outubro de 1985. Foi dada especial atenção às necessidades futuras das empresas, lançando-se em áreas inovadoras, especialmente no domínio das novas tecnologias, tendo o CENCAL beneficiado das novas diretrizes do país para a formação profissional resultantes da adesão de Portugal à então CEE, em 1986.

No CENCAL simula-se uma pequena empresa de cerâmica para que os formandos possam tomar contacto com a realidade fabril. Assiste-se a todo o processo de fabricação, desde a modelação até à cozedura e por fim a pintura. Para os deslocados, o CENCAL tem capacidade para receber cerca de meia centena de internos. Nas instalações existe um bar, refeitório, sala de convívio, biblioteca e sala de estudo, para além dos campos de jogos e salas para atividades culturais.

Também nas instalações da Marinha Grande simula-se uma empresa de cristalaria, onde se podem utilizar as várias técnicas de produção desde o vidro industrial, ao vidro soprado e às técnicas mais recentes como fusing, kiln casting, etc.

Inicialmente foi dada uma importante prioridade aos cursos para jovens à procura do primeiro emprego, mas mais recentemente a mesma prioridade foi transferida para a formação contínua de profissionais ou de desempregados, tendo o CENCAL dado sempre apoio ao sector da cerâmica como aos restantes sectores de atividade e que são cobertos pela AIRO. Desde 2011 esta estratégia, com a integração das instalações da Marinha Grande, esta estratégia foi alargada ao sector do vidro.

Uma área que o CENCAL deu particular atenção ao longo das quase três décadas de vida é a cerâmica criativa, organizando periodicamente workshops, colóquios e seminários ou recebendo, nas suas instalações a fim de realizarem projetos, artistas, investigadores, designers, técnicos e estudantes estrangeiros, vindos de vários países da Europa, como de fora da Europa.

Realizou igualmente inúmeras ações de formação profissional na área da cerâmica fora das suas instalações, nomeadamente em Barcelos, Águeda, Alcobaça, Coimbra, Aveiro, etc.

Os seus técnicos colaboraram na elaboração de inúmeros perfis profissionais, percursos de formação, módulos de formação, que foram reconhecidos e implementados no sistema formativo português.

 

Ao longo dos anos o CENCAL participou em inúmeros projetos europeus e transnacionais, onde aprofundou a sua ação na área da formação e do apoio tecnológico, nomeadamente nos seguintes:

1985

Projeto UNCTAD/GATT - ICEP - Projeto em Design de Embalagem com o designer finlandês Leo Niklander, consultor das Nações Unidas para o Desenvolvimento e ex-designer da Arabia e da Tato Corrugating Plant.

1986

Conferência de Mrs. Milred Mottaheded (colecionadora e proprietária duma rede de venda de porcelana de coleção nos EUA) sobre “A História do Homem Escrita em Cerâmica”. Visita ao CENCAL da Diretora do Metropolitan Museum of Art de Nova York.

1987

Programa  de Intercâmbio de Jovens da CEE – Receção jovens provenientes da Dinamarca, França, Grécia, França, Alemanha e Espanha.

1987

Ministério dos Negócios Estrangeiros português – Estágio de dois jovens belgas no quadro da cooperação entre Instituto Belga de Formação Permanente das Classes Médias de Aprendizagem e o Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas.

1987

Workshop no CENCAL sobre “Design de Olaria” com Francis Behets no âmbito do Programa da Conferência Europeia para o Artesanato, organizado pelo World Craft Council (Conselho Mundial para o Artesanato, organismo da UNESCO), organizado pela Secretaria de Estado da Cultura.

1988/1990

Programa EUROTECNET – Projeto CERCADAM - de formação de operadores de CAD/CAM para a Cerâmica integrado na rede europeia EUROTECNET.

1988

Seminário na FIL no âmbito da Ceramex, sobre “Os mercados da Cerâmica Decorativa e de Mesa nos anos 90 – CEE, Escandinávia e América do Norte”, com a participação de especialistas belgas (Guy Hobart e Jean Bleeveld) e norte-americano (Phillis Sweed).

1988

Programa de Intercâmbio de Jovens Trabalhadores Europeus – Recebidos jovens de vários países europeus e enviado um grupo para a Espanha e outro para a Grécia.

1988

Organização de conferência sobre “A Fábrica de Cerâmica de Mesa do ano 2000” realizada pelo investigador da British Ceramic Research, Dr. Christopher G. A. Clayton.

1988

CEDEFOP – O CENCAL foi selecionado para apresentar o seu projeto CERCADAM na Bolsa de Ideias no 2º Congresso Europeu da Formação Contínua em Berlim (Alemanha).

1988

Workshops com os ceramistas Xohan Viqueira (Espanha) e Francis Behets(Bélgica).

1989

Congresso Europeu da Formação Profissional na Cité de la Technologie et de l´Industrie em La Villete (Paris) – Participação do CENCAL com um stand do projeto CERCADAM no quadro da delegação do IEFP.

1989

Exposição em Portugal (Caldas da Rainha, Óbidos e Lisboa) do Concurso “The European Coffee Cup – 2º Concurso Europeu de Cerâmica”, organizado por Nils Koch com o apoio da Comissão Europeia.

1990

Projeto de formação Transnacional com o Greta Leman (França) de Assistentes Técnico-Comerciais à Exportação.

1991

Presença no Colóquio Europeu de Formação Contínua de Berlim com num stand Europeu de organismos com projetos conjuntos transnacionais, liderado pelo Greta-Leman (França).

1991

Workshop Internacional de Cerâmica com Erich Haeberling (Suíça).

1991/92

Programa de Estágios – Intercâmbio de estagiários com o GRETA LEMAN (França).

1991

Conferência no CENCAL sobre Cerâmica por Basso Battista industrial de Bassano dal Grappa (Itália)

1991/95

PROGRAMA EUROTECNET - Projecto CIMCER –CIM (Produção Integrada por Computador). Parceiros transnacionais: Centro Formacion Ocupacional INEM  (Llobregat - Barcelona); I.T.O. vzw Vlaamse Katholieke Industriele Hogescholen (Malines - Bélgica).

1992

Intercâmbios na Europa – Visita de estudo do Liceu Auguste Renoir (Paris).

1992

Workshop internacional de cerâmica com Francis Behets (Bélgica).

1992

EUROPALIA (Bruxelas) - Colaboração com o IEFP na representação portuguesa de designers com obras em cerâmica.

1992

Participação na Exposição Transversalles/92 – Festival de Arte e Economia em La Rochelle (França)

1992

Programa PETRA (Programa de acção comunitário para a Formação Profissional dos Jovens e a sua Preparação para a Vida Ativa e Adulta) – Estágio de estudantes irlandeses da Arklow Entreprise Centre Ltd

1992/93

Programa PETRA - Projeto CERÂMICA 2000 - Rede Europeia de Parcerias de Formação na Cerâmica. Parceiro - Arklow Entreprise Centre Ltd.,  Arklow (Irlanda).

1993/4

Programa PETRA – Projeto CERÂMICA 2000 - Visitas de estudo

1994

Programa PETRAII – CERAMICA 2000 - Rede Europeia de Parcerias de Formação na área cerâmica. Parceiros: Arklow Entreprise Centre LTD. (Arklow/Irlanda). Participantes:  Lycée Professionnel Henry Moisand (Longchamp - França), Escola de Cerâmica de Manises (Valência - Espanha), Liceu Artístico Jean Renoir (Paris - França), Instituto de Arte Estatal para a Cerâmica Gaetano Ballardini (Faenza/Itália).

1994

Workshop internacional de cerâmica com Francis Behets (Bélgica)

1994

Programa PETRA – Lycée Professionnel Henry Moisand (Longchamp - França), da Arklow Entreprise Centre Ltd. E do Liceu de St. Dénis (França).

1995

Programa EUROTECNET – Desenvolvimento do projeto transnacional com o BAT EUROTECNET e o NADU Espanha sobre "Flexibilidade - o Novo Paradigma da Produção e as Respostas Flexíveis da Formação numa Empresa Qualificante". Parceiros: I.T.O. vzw Vlaamse Katholieke Industriele Hogescholen - Malines - Bélgica, INEM/Centro Formacion Ocupacional - St. Feliu de Llobregat – Barcelona- Espanha, Centro de Tecnologia Aplicada del Valles – Salvador – Limonero - Espanha, Eurocopter – Marignane – França.

1995

Medidas Transitórias Programa EUROTECNET  - Realização de "Seminário-Workshop "Novas Competências nos Sistemas Emergentes de Organização e de Produção: Produção Magra e Produção Reflexiva", com participantes de Espanha, Bélgica, Itália, Reino Unido, Dinamarca, Alemanha e Suécia.

1995

Festa Ibérica da Olaria (Reguengos de Monsaraz) – Participação com pavilhão e comunicações na Festa Ibérica da Olaria e do Barro.

1996/97

Iniciativas Comunitárias YOUTHSTART  - Projeto "Técnicas Gráficas e Multimédia para Jovens" – Parceiros: Notting Dale Technology Centre (Londres - Reino Unido) e TECNOVA (Termoli - Itália).

1996/7

IC ADAPT – Colaboração com a UNEFOR (Universidade de Aveiro) no desenvolvimento do projeto TRANSMIT para a realização dum “Modelo de Levantamento de Necessidades de Formação para a Cerâmica de Construção”, tendo como parceiros a Essex Training Enterprise Council (Reino Unido), a Regional Bureau Onderwijs (Holanda), a IBEC – Irish Business and Employers Confederation (Irlanda), a Probest Service (Itália) e a Bazan (Espanha)

1996 – Intercâmbio com Itália – Visita de estudo a Portugal do curso de "Cerâmica para Designers" do Centro de Cerâmica de Sassuolo(Itália).

1996/98

Programa LEONARDO – Participação no projeto CERAFORM - “Ceramique: Cultures Professionnelles et Pratiques Innovantes de Formation” -  liderado pelo Centre Formation d´Apprentis - CFBT (Marseille – França); Parceiro: Landesfachschule fur Keramik und Ofenbau (Stoob – Áustria).

1997

Plano de Ação em matéria de educação e formação profissional da Comissão Europeia  (DGXXII) – Projeto "Cerdesign - Atelier Design Europa / Europa Jovem - Parceiros: University of Art and Design - Helsinki UIAM - Department of Ceramic and Glass Design (Helsinki, Finlândia), Dansk Design Uddannelse/College of Danish Design ( Kolding, Dinamarca), Staffordshire University - School of Design and Ceramics – ( Stoke-on-Trent Reino Unido), - ICEP - Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design de Caldas da Rainha,  Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos, Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Universidade Lusófona, Escola Superior de Arte e Design da Fundação Ricardo Espírito Santo de Lisboa, ARCA de Coimbra.

1997

Contactos e visitas de representantes do CTC – Centro de Tecnologia Cerâmica do Brasil.

1997

Estágio no CENCAL da doutoranda brasileira Dulce Fernandes, da Universidade de Curituba/Paraná, em Design Cerâmico

1997

"CERÂMICA-CALDAS/97” - Festival "TERRA(LAND) • MEMÓRIA • TERRA(CLAY)" – com a participação de Xohan Viqueira, Emidio Galassi, Herculano Elias e Rui Ribas

1997/8

Workshops de RAKU com ceramistas japoneses apoiado pela "Japan Foundation" - Mestres ceramistas: Genya Sonobe, Yuji Terashima e Koji Konde.

 

Professora de Ikebana (arte de arranjo floral e mestre da arte da cerimónia do chá) - Kiyomi Nishimura

1996/7

Programa LEONARDO – Intercâmbios e Estágios de Formadores - Projeto Cereurop  - "OBSCERAMICA - Observação de Práticas Profissionais na Cerâmica" – Parceiro Escola Cerâmica de Provence-Aubagne, organismo que faz parte do Centre de Formation de la Bourse du Travail de Marseille (CFBT)

1996/7

Programa LEONARDO – Intercâmbios e Estágios de Formandos - Projeto "Observação de Práticas Profissionais na Cerâmica" – Parceiro: Liceu Profissional de Cerâmica Henri Moisand – Longchamps

1998

Programa Juventude para a Europa - Estágio cultural com grupo de estudantes finlandeses – Parceiro Kesalukioseura. Este intercâmbio esteva integrado no programa de cooperação cultural luso-finlandês.

1998/99

Participação numa ação de “Marketing de Formação /Consultoria de Formação” organização IEFP/bfz (Alemanha)

1998/99

IC ADAPT - Projecto"CERKEYCOM - Best Practices For Key Competences - An integrated approach with diagnosis, consultancy and training" - Nos projetos integravam-se parceiros nacionais, franceses, alemães, finlandeses, italianos e austríacos. No final foi organizada uma visita de estudo com representantes das empresas participante no estudo a Itália (região de Treviso, Modena e Faenza). Este projecto apenas contou com a aprovação da parte ADAPT. Parceiros: AGFOL-Provincia Treviso (Itália) e Kuopio Academy of Crafts and Design – Kuopio (Finlândia).

1999/2000

Programa LEONARDO – Projecto CEMOMÉDIA “Observação de Práticas Profissionais em Cerâmica, Mobiliário e Multimedia” - Estágios de formadores em França (Liceu Profissional de Cerâmica Henri Moisand – Longchamps), Finlândia (Akademia – Kuopion Kasi-Ja Taideteollisuusakatemia e University of Art and Design - Helsinki UIAM - Finlândia), Espanha (Seminario de Estudos Cerâmicos - Fábrica de Porcelanas de Sargadelos)

1999/2000

Programa LEONARDO – Intercâmbios de Formandos - Projecto Cereurop II  - "Realidades Europeias da Cerâmica" – Parceiro Liceu Profissional de Cerâmica Henri Moisand – Longchamps

1999

Programa Juventude para a Europa – Estágios de jovens finlandeses (Kesalukioseura) e italianos (Câmara de Ancona). O intercâmbio com o grupo finlandês esteva integrado no programa de cooperação cultural luso-finlandês.

1999

Reino Unido – Visita de alunos do Royal College of Art no âmbito duma em pós-graduação daquela conceituada escola inglesa de design, que estavam de visita a Portugal.

1999/2001

Programa COMENIUS-SÓCRATES – Projeto de constituição de uma Iniciativa de Formação e Educação em Cerâmica – CENoE (Ceramic Educational Network of Europe) – Parceiros iniciais: Staatliche Fachschule fur Keramik Hohr Grenzhausen (Alemanha), Lycée Professionelle de la Céramique “Henry Moisand” de Longchamps (França), SPSK – Stredni Prumyslova Skola Keramicka Karlovy Vary (República Checa), Akademia – Kuopion Kasi-Ja Taideteollisuusakatemia (Finlândia). Novos parceiros: Panstwowe Liceum Sztuk Plastycznych (Polónia) e Schle fur Farbe und Gestaltung Stutgart (Alemanha).

2000

Workshop de Cerâmica Criativa com Tim Proud (Reino Unido)

2000/2001

Programa LEONARDO – Projecto de estágios de formadores, técnicos de formação e de planeamento da formação na Alemanha, República Checa, Polónia, Itália.

2001

Programa LEONARDO – Visita da direção e estágios de alunos  da Escola  Panstwowe Liceum Sztuk Plastycznych (Polónia) no CENCAL

2001/6

Programa EQUAL - Projecto www.ROTA DO FOGO E DA TERRA  - INDÚSTRIA CERÂMICA - TURISMO INDUSTRIAL, CIENTÍFICO E CULTURAL - Parceria nacional: CENCAL, AIRO – Associação dos Industriais da Região Oeste, APICER – Associação Portuguesa da Indústria Cerâmica, DGT - Direção Geral de Turismo, ESTGAD – Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design, Câmaras Municipais de Barcelos  (Museu da Olaria) e de Reguengos de Monsaraz, CRP – Centro Rodoviário Português, Federação dos Sindicatos da Indústria Cerâmica e as empresas: Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, SA, Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, Lda. e Raul da Bernarda & Filhos, Lda.

 

Parceria transnacional “Patrimoine et développement des territoires”: CENCAL, SEMA – Societé d´Encouragement aux Métiers d´Art, CNAP – Centre National des Arts Plastiques, FNAA – Féderation Nationale des Ateleirs d´Art (França), Provincia Regional di Enna e Archeoclub d´Italia (Itália).

Parceiros fase 3 (2005/6) ASSIMAGRA, CRISFORM, APPI e ANRET.

2003/12

Programa LEONARDO – Estágios Leonardo  em cerâmica e artes gráficas de alunos da Escola  Panstwowe Liceum Sztuk Plastycznych (Polónia ) no CENCAL

2006/8

Execução da escultura Madona - peça comemorativa do 25º aniversário do CENCAL – pelo ceramista Xohan Viqueira, construída no espaço envolvente do Centro. Na execução desta peça realizada com a participação de formandos foram utilizadas técnicas inovadoras com base em materiais como cerâmica, betão, cimento e ferro.

2007

Atribuída ao CENCAL a Medalha de Honra do concelho das Caldas da Rainha pela Câmara Municipal desta cidade pelo trabalho que o Centro que “tem desenvolvido em prol da formação e promoção da cerâmica”.

2008

Atelier do CENCAL na Exposição “Figuras & Figurado – Rostos, almas e máscaras no figurado tradicional e contemporâneo português”, do IEFP, integrado na Feira Internacional do Artesanato. Apresentação e produção de modelos criados pelos mais importantes cartoonistas e ilustradores portugueses, nomeadamente António, Augusto Cid, José d´Almeida, João Vaz de Carvalho, António Jorge Gonçalves e José Bandeira.

2008/10

Participação no projeto da rede UNIC – Urban Network for Innovation en Ceramics do programa URBACT da parceria europeia de cidades cerâmicas Limoges (França), Aveiro (Portugal), Delft (Holanda), Pécs (Hungria), Faenza (Itália), Sevilha e Castellon (Espanha), Selb (Alemanha), Stoke-on-Trent (Reino Unido) e Cluj Napoca (Roménia)

2009

Workshop CERÂMICAS A-GOSTO 2009 com o ceramista espanhol Claudi Casanovas sob o tema “Espaço de expressão plástica em redor do adobe construindo um elemento arquitetural simples: a escada”.

2009

Cooperação com a Associação Espírito Santo Cultura para a realização de uma ação de formação de formadores em “Manutenção do Património Azulejar” de técnicos provenientes do Estado de S. Paulo (Brasil).

2009/11

Participação no projeto INEDIC - Innovation and Ecodesign in the Ceramic Industry, coordenado pelo LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia (Lisboa) com os seguintes parceiros: ETH Zurich (Swiss Federal Institute for Technology), Institute for Machine Tool and Production (Zürich – Suiça),  Centro Português de Design (Lisboa), FARIA BENTO, Lda. (Aljubarrota), Cencal (Caldas da Rainha), Ceracasa Cerâmicas (Castellón – Espanha), PROSPEKTIKER - European Institute for Future Studies and Strategic Planning (San Sebastian – Espanha), Research Association of the Ceramic Industry - ITC (Castellón - Espanha), Swiss Institute for Systems Engineering (Zürich – Suiça), Cerâmica Moderna do Olival, Lda  (Olival), Volos Public Vocational Training Centre (Volos, Magnesia – Grécia), Volos Ceramics Workshop/Laboratory (Volos, Magnesia – Grécia), Cartonajes La Plana (Castellón – Espanha), CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro (Coimbra), SPAL - Sociedade de Porcelanas de Alcobaça, SA (Valado dos Frades), 2nd Volos Ceramics production and Workshop/Laboratory (Volos, Magnesai – Grécia), Escola Superior de Artes e Design – Instituto Politécnico de Leiria (Caldas da Rainha), Revigres - Industria de Revestimento de Gres, Lda (Águeda), Arvis Environmental Entreprises of Greece SA  (Athens, Grécia), Lehonia Ceramics Workshop/Laboratory (Volos, Magnesia – Grécia)

2010

Participação na International Ceramics Week em Limoges (França) do projeto UNIC (Urban Network for Innovation in Ceramics) em que foi criada a rota mundial da cerâmica e assinada a Declaração de intenções de Limoges, com a participação de representantes das seguintes cidades: Limoges (França), Aveiro (Portugal), Delft (Holanda), Pécs (Hungria), Faenza (Itália), Sevilha e Castellon (Espanha), Selb (Alemanha), Stoke-on-Trent (Reino Unido) e Cluj Napoca (Roménia), Jingdehzen (China onde pela primeira vez foi feita a porcelana no mundo), Seto (Japão) Ichon e Gangjin (Coreia do Sul).

2011

- Curso de “Técnicas e Formas da Olaria Tradicional de Grande Porte” ministrado pelo Mestre Velhinho de S. Pedro do Corval e de “O Figurado e o Fantástico na Cerâmica Barcelense”, por Júlia Cota de Barcelos, no âmbito do Ciclo Grandes Mestres da Olaria Portuguesa.

2011

Workshop com o ceramista indiano Wali Waves que aborda a produção da cerâmica de autor de uma “forma muito inovadora, sem esquecer o cuidado com os aspetos estéticos e plásticos, este ceramista consegue integrar na paisagem, embutir no espaço, um trabalho coletivo com alma em que todos os participantes se revivem num objeto, intemporal, como só a cerâmica pode oferecer”. Tem igualmente um grande domínio técnico e tecnológico na preparação e conformação das pastas cerâmicas para escultura de exterior especialmente de peças que no final, irão cozer-se a si próprias, sendo peça e forno num só objeto.

2012

Curso de “Figurado e o Fantástico na Cerâmica Caldense”, do Ciclo de Grandes Mestres Barristas Portugueses, como Mestre Fernando Miguel, das Caldas da Rainha.

Outras atividades:

1986/2001 - Cursos de Iniciação ao Design Cerâmico no âmbito dos Concursos Jovem Designer organizados pelo ICEP, inicialmente com a colaboração exclusiva do CENCAL e que depois se alargou progressivamente a grande número de Centros de Formação e de empresas. Estas ações eram destinadas nos primeiros concursos a alunos de design da ESBAL, tendo sido depois alargadas a todas as escolas de design do país e nalguns anos do estrangeiro.

Anualmente eram convidados designers estrangeiros consagrados para apresentarem propostas para serem desenvolvidas pelos alunos de design que depois eram desenvolvidas durante um mês em cada centro de formação aderente. No final os alunos eram distinguidos com os prémios (visitas de estudo ao país alvo do concurso) atribuídos pelo ICEP, por empresas ou por fundações culturais (Gulbenkian e FLAD). Os designers convidados ao longo dos anos foram:

1986

Isabel Tapia(Espanha),

1987

James Kirkwood (Reino Unido),

1988

Mariane Stockholm(Dinamarca),

1989

Lorenzo Porcelli (Estados Unidos),

1990

Ambrogio Pozzi(Itália),

1991

Tassilo von Grolman(Alemanha),

1992

Peter Weeler(Reino Unido),

1993

Tapio Yli Viikari(Finlândia),

1994

Ambrogio Pozzi(Itália),

1995

Isao Hosoe(Japão),

1996

Ingeregerd Råman(Suécia)

1997

Jorge Pensi (Espanha)

1998

Tapio Yli Viikari(Finlândia),

1999

Concurso Jovem Designer Especial realizado com os vencedores dos anos anteriores – integrado na exposição "EXPERIMENTA"  (Barcelona)

2000

Ron Arad (Reino Unido)

2001

Isao Hosoe (Japão).

2002

Prof. Valentinitsch (Áustria)

1986/2010

Neste período foram organizados workshops ou atividades com a participação de ceramistas, técnicos e outros especialistas nacionais ou estrangeiros, direta ou indiretamente organizadas pelo CENCAL. Assim durante a sua existência o Cetro contou com a colaboração de Alberto Faria Frasco, Ferreira da Silva, Armando Correia, Arlindo Fagundes, Manuel Cargaleiro, Martins Correia, Sá Nogueira, Dimas Macedo, Eduardo Constantino, António Pascoal, Figueiredo, António Antunes, Augusto Cid, Zé d´Almeida, José Hipólito, Fernando Relvas, Sena da Silva, Arnold Zimerman, Jorge Pacheco, Rafael Salinas Calado, Eduardo Nery, José Nobre, Mário Ferreira da Silva, José Meco, Cecília de Sousa, António Cardoso, Xoan Viqueira (Espanha), Francis Behets (Bélgica), Pompeo Pianezzola, Nino Caruso e Ambroggio Pozzi(Itália), Haberling (Suiça), Genya Sonobe, Yuji Terashima e Koji Konde  (Japão), Enrique Mestre (Espanha),  Ivan Jandric (Jugoslávia) que tiveram um papel interessante na actividade do Centro.

 Ao longo dos seus 25 anos o CENCAL tem-se afirmado, quer em Portugal quer a nível internacional, como um Centro de Formação renovador, impulsionador e de vanguarda na área da cerâmica. Possui por esta razão um vasto e interessante espólio de objetos cerâmicos, resultantes da realização de ações de formação e de workshops com mestres de cerâmica convidados, visitas de ceramistas e outros artistas plásticos, assim como de projetos e atividades que tem integrado.

Na exposição, designada “CENCAL – 25 anos”, realizada em 2006, reuniram-se peças de ceramistas, designers e  artistas de várias proveniências como Ambroggio Pozzi, Ana Sobral, António Antunes, José Figueiredo, Arlindo Fagundes, Armando Correia, Arnaldo Rebelo, Armindo Reis, Augusto Cid, Carlos Afonso, Carlos Enxuto, Dulce Fernandes, Cristiana Marques, Eduardo Constantino, Elsa Rebelo, Emídio Galassi, Ferreira da Silva, Fernanda Caldas, Francis Behets, Francisco Furriel, Genya Sonobe, Herculano Helias, Ilda Marques, Isabel Barreto, Ivan Jandrick, Jeroen Bechtold, Jesus Sheriff, João Batista Queirós, João Reis, Joaquim José Vinhais, Joca, Jorge Brigída, José Eduardo Santos, José Nobre, Koji Kondo, Leonel Telo, Luís Louro, Manuel Cargaleiro, Martins Correia, Mário Sousa, Mirta Morigi, Nadine Gueniou, Paulo Óscar, Pedro Pacheco, Ponte e Sousa, Teresa Lima, Vera Brás, Virgílio Peixe, Xohan Viqueira, Yuji Terashima, Zaida Caramelo, Zé Almeida, entre outros.